segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Vitrines Especiais

 Há muito já se descobriu que a vitrine, numa loja, é bem mais que "aquele lugar em que ficam os manequins".  
Muito mais que expor produtos a vitrine tem a função de representar o conceito da loja ou da coleção e, acima de tudo, seduzir o cliente, fazer com que ele queira entrar ali e descobrir mais daquele universo que vislumbra por trás do vidro...Para isto a vitrine tem que ser bonita, chamativa, surpreendente! 
Ao contrário do que acontecia com as lojas de (muito) antigamente  em que tudo ficava a cargo dos gerentes - e que o vitrinista era o cara que levava jeito para arrumar as peças de uma forma "bonitinha" - o universo do varejo moderno conta com uma série de profissionais especializados no segmento de visual merchandising e o projeto de uma nova vitrine envolve criatividade, mas também muita técnica. 
Grandes lojas ao redor do mundo (também aqui no Brasil) investem pesado na elaboração de sua programação visual, as cores, a iluminação, o tipo de manequim, a composição dos looks e objetos cenográficos, tudo é minuciosamente estudado para causar o impacto desejado e, claro, atrair vendas.
Muitas vezes, no entanto, o resultado final é tão surpreendentemente simples que dá aquela sensação de "idéia que veio do nada" , o que só torna tudo ainda mais sedutor. 
É o caso destas vitrines da luxuosa e tradicional marca francesa Hermès, que colocou avestruzes para "xeretar" em suas bolsas caríssimas, impossível não parar para olhar!! rs



Já a inglesa Dover Street Market, conhecida por sua programação visual audaciosa, que transforma a loja quase numa galeria de arte, usa estéticas totalmente diferentes entre si para passar sensações também diversas aos clientes.



Acima: "Ei, que tênis eu posso comprar para usar com esta calça?" A loja te dá as opções de maneira ousada. Abaixo:  varal rústico vira arara e vitrine ao mesmo tempo.



E nem sempre há que se investir em um baita cenário, iluminação, design... Esta loja no Japão, aproveitou seu conceito de "Natural Taste" e criou uma vitrine meio "família vende tudo" que é a cara da loja. usando elementos simples.


Janeiro é o mês das promoções e liquidações, época em que as vitrines tradicionalmente se enchem de adesivos de todos as formas, cores e tamanhos (50% OFF; Sale; Super Promoção, etc,etc), em meio a tanto apelo parecido o cliente pode até se entediar. Uma vitrine diferente pode ser o atrativo que vai fazê-lo escolher entre tantas opções

Um comentário:

Gabriel Duarte disse...

Vitrine é a alma da Loja, gostei muito do post, uma loja com uma vitrine ruim não atrai muitos clientes, Expêriencia Aleia (Novo post no blog) passa lá ?http://gabriellduarte.blogspot.com/