terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Verão na corda bamba!

Olá pessoal.
As festas de final de ano já ficaram para trás e a correria cotidiana já está de volta para a maioria. Mas o Brasil ainda tem muito verão pela frente e, enquanto as temperaturas estiverem lá em cima, qualquer fim-de-semana, feriado ou folga é motivo para dar aquela escapada para as praias.

A cada verão, um nova "febre" toma conta das areias, neste não foi diferente: um esporte com cara de brincadeira está divertindo a galera, principalmente nas orla carioca, o Slackline (vulgo corda bamba).

O esporte teve origem na Califórnia, no final da década de 80, a partir de uma brincadeira com correntes de estacionamento. Pouco depois, já usando fitas de escalada, os praticantes começaram a desenvolver manobras e acrobacias mais elaboradas. A modalidade se expandiu para a Europa e, ao Brasil, chegou pelas mãos - ou melhor dizendo, pelos pés - dos escaladores em meados da última década.

Ultimamente, porém, mesmo quem nunca escalou nem uma parede de 2 metros têm se aventurado neste esporte em seus momentos de lazer.
Os entusiastas da prática defendem que o Slackline, além de divertido, fortalece e concentração e o equilíbrio corpo/mente.

Existem diversas gradações na prática do Slackline. A mais básica, conhecida como Shortline (que é a praticada nas praias, pelos iniciantes) consiste numa fita com 7m a 15m de comprimento presa a uma altura de 30cm  a  60cm do solo. 
Já os mais experientes podem se equilibrar numa altura superior a 5m (Higline), sobre a água (Waterline), ou mesmo fazendo saltos e acrobacias numa fita tensionada (Jumpline).

Se você estiver na praia de bobeira e vir uma "corda-bamba" destas dando sopa, arrisque-se a curtição é garantida! Agora, se tiver bebido algumas cervejinhas antes, acho que vai ser meio difícil ficar lá em cima por muito tempo...rs.


A galera praticando o Slackline pelas praias do Brasil.















Opa! Este aí é fera, já arrisca até um salto.



Confira um vídeo com belas imagens da prática de Slackline no Rio.

Nenhum comentário: